HOJE O DIA É DAS MÃES

Inicio hoje esta coluna prestando homenagem às Mães de todo o mundo. Elas merecem o nosso respeito e a nossa admiração. Sabe-se que as mulheres sofrem discriminações a partir do mercado de trabalho onde recebem salários inferiores aos homens e, às vezes, na própria casa pelos filhos e companheiros desumanos, que não sabem reconhecer o valor de uma mulher. No noticiário policial do cotidiano aparecem jovens, e idosas sendo espancadas, estupradas e assassinadas, covardemente. As lágrimas vêm aos olhos neste momento em que recordo os momentos felizes que vivi, juntamente com os meus irmãos, com a minha velha Iracema, um exemplo de mãe, esposa e dona de casa.
Com esse comportamento carinhoso, de entendimento e respeito mútuo existem milhões de mães, capazes de sacrificar a própria vida, pelos filhos. Da mesma formam existem filhos que se sacrificam se preciso for para verem suas mães felizes. Quero repetir que as mulheres merecem ser tratadas com carinho e respeito, nunca humilhadas, mas sempre exaltadas pelo significado da sua existência. Sinto saudade e rezo todos os dias pela minha mãe, que nos deixou aos 86 anos, em nome da qual homenageio todas as mães do mundo, desejando a elas, sobretudo paz, resignação e altivez. Que não se deixem levar pela incapacidade de amar de filhos e companheiros despreparados para viver a vida propriamente dita. Amar, compreender, respeitar é o presente maior que um filho pode proporcionar à sua mãe, hoje e sempre.

LULA APELA
Meio atordoado com os questionamentos do juiz Sergio Moro, o ex-presidente Lula, atribuiu a Dona Marisa Letícia o interesse pelo triplex do Guarujá “como investimento, não para morar” – disse o ex-presidente. Mas não negou que visitou o apartamento, viu e não gostou. Mesmo assim a ex-primeira dama voltou ao local demonstrando interesse pelo imóvel, que mais de um delator afirma que o apartamento estava reservado para Lula e sua ex-companheira. Lula pediu provas, certidões atestando que o triplex esta em nome dele. Não há documentação nesse sentido e nem poderia haver se o negócio era suspeito e a Lava Jato estava investigando a transação que seria realizada como propina. Na opinião de observadores atentos a estrela do PT não brilhou a favor de Lula que acabou se enrolando nas respostas ao juiz e aos representantes do Ministério Público. Quis da “uma de vítima de perseguições, mas não colou.

DILMA
As conversas secretas da ex-presidente Dilma Rousseff com a delatora Mônica Moura reafirmam os indícios detectados pelos investigadores da Lava Jato de que o caixa dois funcionou mesmo na reeleição de Dilma. Dinheiro de propina da Odebrecht destinado a ela e ao PT serviu para pagar os marqueteiros da campanha de 2014 de forma irregular. As informações sobre a Lava Jato eram colhidas pelo ex-ministro José Cardoso, que as levava a então presidente que, por sua vez repassava a Mônica Moura, através de email secreto. As ações da Força Tarefa da Lava Jato, portanto, chegava a Dilma com facilidade que não titubeou em tentar obstruí-las. ISSO, TAMBÉM É CRIME.

OS BENS DE ROSEANA
A ex-governadora Roseana Sarney teve os seus bens desbloqueados pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. O fato nos leva a desacreditar na possibilidade de políticos influentes serem condenados pelos crimes que teriam cometido. A liberdade parcial concedida a vários condenados pelo juiz Sergio Moro nos indica, mais uma vez que os processos contra poderosos quase sempre correm rapidamente e os despachos, geralmente, são favoráveis a eles. Enquanto isso, causas de interesse de pessoas humildes duram até quinze anos para merecerem a atenção de um juiz, de um desembargador ou de ministros que se utilizam dos “favores da lei” para justificar suas decisões. É revoltante!

ENQUANTO ISSO...
Prefeitos recém-eleitos de diversos municípios maranhenses se queixam da inflexibilidade nas atitudes do Ministério Público que por qualquer motivo interpõe ação na justiça anulando licitações, de toda ordem, culminando com o atraso na execução de serviços e inviabilizando a administração. Em grande parte dos municípios o prefeito não conseguiu sequer contratar empresa para recolher o lixo doméstico nem contratar garis para limpar a cidade. Os promotores exigem concurso público para todas as categorias funcionais. São processos demorados, que demandam de prazos. O fato é que os gestores estão de mãos atadas, diante de tantas exigências, enquanto a população cobra providências.   

EDVALDO TEM JEITO?
 O prefeito Edvaldo Holanda tem sido um péssimo administrador, todo mundo diz isso. “São Luís tem jeito” – apregoava o saudoso Jackson Lago que, como prefeito mostrou isso. E Edvaldo tem jeito? “Sinceramente, acho que tem” – interveio na conversa um cidadão que já havia entornado alguns copos de cerveja numa freqüentada churrascaria da cidade – e justificou seu ponto de vista: “basta o governador Flávio Dino colocar as mãos nos ombros dele, restaurar com asfalto os bairros da periferia, tapar os buracos de ruas do centro e das principais avenidas que o povo esquecerá essa inércia da administração municipal e passará a olhar o prefeito com outros olhos”.
-“Discordo”, disse o companheiro dele garantindo que o povo não é mais bobo e sabe que o prefeito tem demonstrado muita incompetência no trato da coisa pública, concluindo “pra esse não tem jeito!”. Só para lembrar: Edvaldo cumpre o segundo mandato.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected